terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Reservatórios de quatro assentamentos em Tucano são povoados com 35 mil peixes



As chuvas que caíram recentemente no Semiárido baiano encheram aguadas, barragens e tanques de quatro assentamentos no município de Tucano. Na quarta-feira (17), esses reservatórios estarão povoados com 35 mil peixes da espécie tambaqui.
A iniciativa beneficia diretamente 90 famílias, das áreas de reforma agrária Santa Virgínia, Amazonas, São José do Marimbá e Atracajú. Durante a Semana Santa, em março, os trabalhadores rurais já poderão fazer a primeira despesca.
A ação faz parte das atividades da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) prestada pelo Incra na Bahia em parceria com a Fundação Juazeirense para o Desenvolvimento Científico, Tecnológico, Econômico, Sociocultural, Turístico e Ambiental (Fundesf).
Os peixes cedidos pela Bahia Pesca, empresa do governo do estado, estarão totalmente crescidos para a pesca em até três meses, informa o coordenador de Ater do Incra, George Lobo, que é engenheiro agrônomo e esteve em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, para apanhar os peixes, na terça-feira (16).
“A criação de peixes, como o tambaqui, possui boa conversão alimentar para as famílias, eles crescem rápido, consumindo tanto ração como alimentos naturais”, acrescenta Lobo.
O coordenador explica que, na terça-feira, com o auxílio de biólogos, engenheiros florestais e agrônomos, que fazem parte da equipe de Ater, foi concluído o povoamento com tambaquis nos assentamentos aptos.
“O peixamento foi colocado em prática após a espera do término da estação chuvosa”, conta Lobo. Antes da ação, a equipe de técnicos analisou a viabilidade do projeto, verificando o potencial de povoamento, a boa qualidade da água acumulada e a profundidade.

Assessoria de Comunicação Social do Incra/BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário