terça-feira, 24 de junho de 2014

Recursos para manutenção de novas matrículas da Educação Infantil são liberados


Novos Municípios devem receber recursos para manutenção de novas matrículas em novos estabelecimentos públicos de educação infantil. A Portaria 20/2014 da Secretaria de Educação Básica do Ministério de Educação (SEB/MEC), publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 23 junho, autorizou o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a transferir a verba para creches públicas ou conveniadas com o poder público. Isso conforme estabelecidos pela Resolução 15/2013 do FNDE. 
O texto publicado autoriza a transferência dos recursos financeiros. No entanto, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta aos gestores municipais que os recursos serão disponibilizados para as novas escolas que estiverem em plena atividade e não tenham sido contemplados com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). 
A entidade alerta também que o recebimento desses recursos não é automático. Para recebê-los, o Município precisa cadastrar os novos estabelecimentos junto ao FNDE no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec). 
De acordo com a CNM, o repasse destes recursos para a manutenção das turmas de educação infantil ainda não computadas no Censo Escolar é fundamental. A medida anunciada, segundo a entidade, ameniza o problema do financiamento, principalmente em relação às creches, predominantemente oferecidas em tempo integral. 

Acesse a Portaria 20/2014, a Resolução 15/2013 e ao Simec

Fonte: CNM

Nenhum comentário:

Postar um comentário